domingo, 24 de março de 2013

ROSA DE SARON




O QUE É A ROSA DE SARON?


Rosa de Saron é uma referência simbólica a Jesus Cristo. A expressão se encontra no Antigo Testamento da Bíblia Sagrada, no verso "Eu sou a rosa de Saron, o lírio dos vales". (Cântico dos Cânticos, 2:1). Acredita-se que a frase integra um diálogo entre uma mulher sulamita e o seu amado.
Na época de Salomão, o vale de Saron (uma região da Palestina) era fértil e produzia belas e abundantes flores. Através da ideia de beleza e perfeição atribuída a Jesus, é feita uma analogia com a rosa, a mais bela e perfeita dentre as flores do vale de Saron.
Uma outra versão, refere ainda que o diálogo simboliza Jesus Cristo e a sua Igreja.

Rosa de Saron (Grupo Musical)

Rosa de Saron é uma banda brasileira do gênero rock cristão, heavy metal e hard rock, formada no ano de 1988 pelo movimento Renovação Carismática Católica, na cidade de Campinas.
Em1994, a banda gravou o primeiro álbum denominado Diante da Cruz. O segundo disco "Angústia Suprema" despertou o interesse de muitas pessoas, inclusive fora do meio religioso.
Na celebração dos 20 anos de carreira, a banda Rosa de Saron gravou o primeiro DVD acústico e ao vivo, que rendeu o CD e DVD de ouro.
Durante sua trajetória, a banda ganhou diversos prêmios e foi indicada em 2011 aoLatin Grammy na categoria "Melhor Álbum Cristão em Português".


Quem é a Rosa de Sarom? É Jesus ou a Igreja?
A igreja começou sua existência com um livro, mas não é ao livro que se deve essa existência. Compartilhava esse livro com o povo judeu. Na verdade, os primeiros membros da igreja eram, sem exceção, judeus. Mas entre os livros canônicos, os considerados sagrados pela igreja, teve um que sempre ocupou um espaço de dúvida e questionamentos. Este é o livro de Cantares, ou Cântico dos Cânticos, ou mesmo Cânticos de Salomão, principal personagem neste livro e autor de seus poemas.


Salomão era filho de Davi e Bate-Seba e o homem mais sábio de toda a história de Israel. Salomão tornou-se rei e foi escolhido para construir o Templo em Jerusalém. Deus deu-lhe uma sabedoria extraordinária. Grande parte de seu reinado foi caracterizado por sua sabedoria e reverência a Deus. Salomão escreveu mais de três mil provérbios e mil cânticos, Cantares é um destes cânticos. Para conhecer melhor a história dele leia os textos em 1 Reis 1-11; 1 Crônicas 28 a 2 Crônicas 9.
Há três personagens deste livro: a Sulamita, Salomão e o coro composto das “filhas de Jerusalém”.


Salomão e Sulamita
A tradição literária sobre a história de Salomão e Sulamita é narrada, de forma poética, no livro dos Cânticos. Salomão frequentemente inspecionava as cidades de seu reino. Um dia, enquanto visitava algumas vinhas ao norte, sua comitiva foi surpreendida por uma bela camponesa que cuidava das vinhas. Envergonhada, ela fugiu. Mas Salomão não conseguiu esquecê-la. Mais tarde, disfarçado de pastor, retornou ás vinhas e conquistou o amor daquela jovem. Então, revelou sua verdadeira identidade e pediu-lhe que voltasse para Jerusalém. Salomão e sua amada se casaram na época em que o livro foi escrito.


A moça que cativou o coração de Salomão era de Suném, uma comunidade agrícola situada a aproximadamente 96 quilômetros ao norte de Jerusalém.


Jesus é a rosa de Sarom?

Tem havido muitos debates a respeito do significado de Cantares. Alguns afirmam que é apenas uma alegoria do amor de Deus por Israel. Alguns que é o amor de Cristo pela igreja. Fosse assim ambos estariam corretos, pois a igreja é o Israel do Novo Testamento. Mas outros insistem que é sobre o amor conjugal. Mas na verdade é as duas coisas, os dois significados estão presentes. Sendo assim, surge a questão: Em Cantares 2.1 Jesus é a Rosa de Sarom? Não.



Para entendermos este capítulo não é necessário muito alarde, é uma questão simples de interpretação. E se não bastasse o auxílio da interpretação exegética (versículo por versículo) podemos utilizar de ferramentas literárias que estão ao nosso alcance.


No caso do texto do capítulo 2, basta um simples exame do livro, usando a versão Almeida Revista e Atualizada para dissipar de uma vez por todas esta suposta contradição. Nesta versão encontramos um título que indica quem está falando; ora a esposa, ora o esposo, ora as filhas de Jerusalém. No texto de Cantares 2.1, encontramos em cima da fala o nome: “esposa”.


Se ainda paira dúvida quanto à afirmação ser do amado ou da amada, o texto original decide a questão quando se observa que as terminações das palavras são as do feminino. A letra “Tav” no final da palavra indica feminino.


No fim do capítulo 1, o noivo diz: “Eis que és formosa, ó amiga minha, eis que és formosa; os teus olhos são como os das pombas” (v.15). E a noiva responde: “Eis que és gentil e agradável, ó amado meu; o nosso leito é viçoso. As traves da nossa casa são de cedro, as nossas varandas, de cipreste (vv.16,17).


Em Cantares 2.1, a noiva, que terminou falando no fim do capítulo 1, prossegue: “Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales”. No versículo 2, o noivo responde: “Qual o lírio entre os espinhos, tal é a minha amiga entre as filhas”, deixando claro que “rosa de Sarom” e “lírio dos vales” se referem à noiva.


Portanto, é a donzela sulamita quem diz: “Eu sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales” (Ct 2.1), posto que, logo em seguida, o noivo responde: “Qual lírio... tal é a minha amiga” (Ct 2.2).


Naquela época a rosa de Sarom e o lírio dos vales eram as flores comuns em Israel. Ao comparar-se a elas, é possível que a Sulamita estivesse dizendo que não era tão especial , mas uma mulher comum. Então o amado responde que ela era extraordinária, um “lírio entre os espinhos”.


“Eu sou a rosa de Saron” - Ani Havatselet há Sharon (original hebraico).
A Havatselet é uma flor rara que nasce nas areias dos desertos e neste texto é mencionada simplesmente como rosa, no caso, de Saron. Que era uma planície, no original hebraico é “Sharon” que significa “plano, planície”.


A planície costeira de Israel é chamada de Sharon, ela fica ao sul do monte Carmelo, a parte fértil e úmida da região. Os sábios judeus compararam os justos ás rosas do vale, que são as mais belas de sua espécie. Elas mantêm o frescor dos vales úmidos. Enquanto isso, os “reshaim” (perversos) são semelhantes às rosas das montanhas, que pouco duram porque secam sob a inclemência da natureza, e esvoaçoando com o vento.


A rosa requer bastante claridade, o que ela obtém nas planícies do Sharon. Os largos espaços são ideais para que sua fragrância se espalhe.
O gado de Davi pastava em Sharon, sob o comando de Sitrai, o saronita (1 Cr 27.29).


Rosa de Sarom

Enquanto uns dizem que se tratava mesmo de um tipo de rosa, já que a mais famosa das flores era cultivada pelo mundo, alguns defendem que a Bíblia se referia ao hibisco (Hibiscus syriacus), bastante popular por sua beleza e perfume suave. Era abundante em Sarom, na planície costeira de Israel, então bastante fértil. Citada em Cânticos 2:1.

POR OUTRO PONTO DE VISTA:

Saron é uma região da Palestina entre as montanhas do Efrain e o Mar Mediterrãneo.Esta região era nos anos antes de Cristo de solo seco, rochoso e de água escassa. Entretanto como plano de Deus, foi colocado alí o povo por Ele escolhido (Is.33:1;2).A partir daí houve abundãncia e este povo, vendo a promessa de Deus se cumprindo em suas vidas,não se cansavam de contemplar, exaltar e adorar ao Deus Vivo,“ Pois Viram a Glória do Senhor “Passaram então a viver em terra que emanava vida e vida em abundãncia, onde este povo passou a cultivar as rosas mais belas do mundo, rosas estas que exalam o mais puro perfume e debeleza sem igual, nunca vista até os dias de hoje. Por tamanha beleza e perfeição,Jesus Cristo foi chamado de a Rosa de Saron (Ct.2:1)Além das rosas eles também cultivavam ervas e escpeciarias desta região,onde se extrai os aromas da terra.Barach é uma palavra de origem Hebraica que significa: Adorarei, Bendirei, me Prostarei ao Senhor.Por isso queremos levar até você um pouco da Palavra que exala este perfume e que Deus Abençoe a todos.Feliz é a Nação cujo Deus é o Senhor... (Sl.33:12) Ou seja...Jesus é a Rosa de Saron

Desde os primórdios esta flor é considerada símbolo da perfeição, do amor e da paixão. Natural do Oriente, sua origem é desconhecida; não se sabe ao certo quando surgiu, nem onde. Os judeus cultivavam rosas no tempo de Salomão, pois a Bíblia nos fala da rosa de Sharon no Cântico dos Cânticos:
" eu sou a rosa do sharon, o lírio dos vales.
como o lírio entre espinhos, assim é a minha amiga entre as filhas.
como a macieira entre as árvores do bosque, assim é o meu amado entre os filhos - desejo-lhe a sua sombra e sob ela me sento, e o seu fruto é doce ao meu paladar...".
Rosa de Sharon é um dos títulos e nomes atribuídos a Jesus Cristo, pois Ele é o Alfa e o Ômega, o Tudo. Ele é o Deus Poderoso. Ele é a Rosa de Saron, o Lírio dos
Vales, a Estrela resplandecente da Manhã, a Videira Verdadeira, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Ele é Deus Todo Poderoso.
Por isto se lhe chama esse nome, "Rosa de Sharon", pela sua raridade e perfeição, como raras e perfeitas são essas flores.


A Rosa de Saron faz referência á igreja de Cristo que vai ser colhida do jardim que é esta Terra.
Nos Cantares, a figura de Cristo é representada pelo amado conforme o versiculo 8: - Esta é a voz do meu amado; ei-lo aí, que já vem saltando sobre os montes, pulando sobre os outeiros.
No versículo 16 está escrito: O meu amado é meu, e eu sou dele; ele apascenta o seu rebanho entre os lírios.
Veja bem, se o Amado (Cristo) apascenta seu rebanho entre os lírios do jardim, vem saltando pelos outeiros, então ele não é a rosa, mas quem colhe a rosa para sí.
A rosa significa a Amada que são os fiéis em Cristo Jesus e que serão colhidos deste mundo para estar com este
Amado em Seu Reino de glória nos céus.


capítulo 2 de Cantares de Salomão

1 EU sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales.

2 Qual o lírio entre os espinhos, tal é meu amor entre as filhas.

3 Qual a macieira entre as árvores do bosque, tal é o meu amado entre os filhos; desejo muito a sua sombra, e debaixo dela me assento; e o seu fruto é doce ao meu paladar.

4 Levou-me à casa do banquete, e o seu estandarte sobre mim era o amor.

5 Sustentai-me com passas, confortai-me com maçãs, porque desfaleço de amor.

6 A sua mão esquerda esteja debaixo da minha cabeça, e a sua mão direita me abrace.

7 Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, pelas gazelas e cervas do campo, que não acordeis nem desperteis o meu amor, até que queira.

8 Esta é a voz do meu amado; ei-lo aí, que já vem saltando sobre os montes, pulando sobre os outeiros.

9 O meu amado é semelhante ao gamo, ou ao filho do veado; eis que está detrás da nossa parede, olhando pelas janelas, espreitando pelas grades.

10 O meu amado fala e me diz: Levanta-te, meu amor, formosa minha, e vem.

11 Porque eis que passou o inverno; a chuva cessou, e se foi;

12 Aparecem as flores na terra, o tempo de cantar chega, e a voz da rola ouve-se em nossa terra.

13 A figueira já deu os seus figos verdes, e as vides em flor exalam o seu aroma; levanta-te, meu amor, formosa minha, e vem.

14 Pomba minha, que andas pelas fendas das penhas, no oculto das ladeiras, mostra-me a tua face, faze-me ouvir a tua voz, porque a tua voz é doce, e a tua face graciosa.

.15 Apanhai-nos as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor.

16 O meu amado é meu, e eu sou dele; ele apascenta o seu rebanho entre os lírios.

17 Até que refresque o dia, e fujam as sombras, volta, amado meu; faze-te semelhante ao gamo ou ao filho dos veados sobre os montes de Beter

FONTES:
defesagospel.blogspot.com/.../na-biblia-rosa-de-sarom
biblia.gospelmais.com.br
br.answers.yahoo.com › ... › Religião e Espiritualidade
www.blogshema.com/.../quem-e-rosa-de-sarom-e-jesus
rainydays.com.br › Geral
www.arcauniversal.com › Mundo Cristão › Séries
bibliaparalela.com/songs/2-1.htm
miquels007.wordpress.com/.../o-incrivel-equivoco-“jes..
pt.scribd.com/doc/2556903/Rosa-de-Sarom
www.significados.com.br/rosa-de-saron/



SE VOCÊ É PESSOA JURÍDICA E DESEJA SE TORNAR UM PATROCINADOR DESSE BLOG, ANUNCIANDO SEU PRODUTO OU PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, ENTRE EM CONTATO COM O ADMINISTRADOR NO EMAIL reinaremvida@gmail.com , OU SE VOCÊ PREFERE AJUDAR NO ANONIMATO ATRAVÉS DE DEPÓSITO OU TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA COM QUALQUER VALOR : 

 ( Caixa Econômica Federal, agencia 0185 conta 013 00458401-4 ) Sergio B. Barros 
EM QUALQUER CASA LOTÉRICA DEPOSITE MESMO QUE SEJA APENAS 1 REAL OU 1 DÓLAR NA CONTA ACIMA MENCIONADA E ESTARÁ CONTRIBUINDO NESSA OBRA

..................................................................................... ....................................................................................

Nenhum comentário: