terça-feira, 18 de setembro de 2012

MANUAL DO DIÁCONO


Manual do Diácono


Este manual é dedicado àqueles que agradecidos a Deus pela salvação em Cristo Jesus, decidiram colocar suas vidas ao dispor do seu reino, trabalhando na sua casa, cuidando, zelando, procurando manter a ordem e a disciplina com amor e temor no Senhor.
Através deste pequeno e simples manual, procuramos transmitir algumas informações com respeito ao trabalho na casa do Senhor, desde comportamento pessoal, apresentação diante da Igreja e das pessoas, sejam crianças, adultos ou jovens.
Que o trabalho do Diácono e Diaconisa desde a chegada na Igreja, até o final do culto, seja feito com amor, respeito, dedicação e fidelidade. O nosso desejo é que o Diaconato de nossa Igreja seja uma benção para todos, pois é composto de homens e mulheres lavados pelo sangue de Jesus, chamados e preparados para servi-lo até sua volta, na unção e poder no Espírito Santo.
Que cada um na sua função seja fiel à doutrina, a Igreja e aos seus pastores e líderes, sempre olhando para aquele que disse: "O filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e dar sua vida em resgate de muitos" Mc 10.45.
"Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis" Cl 3.24.
Que Deus abençoe cada um, de maneira especial. Sirvamos ao Senhor de todo coração até que Ele volte.



Trabalho de Recepção do Corpo Diaconal

1.      Atitude mental positiva.
Estar consciente de que uma boa palavra ou bom atendimento marcará bastante uma pessoa que vem pela primeira vez.

2.      Atitude espiritual apropriada.
Deixar transparecer no rosto a alegria da salvação da alma.

3.      Nunca apresentar na porta sem oração.
Sabendo que apresentará diante de pessoas que chegarão com os mais diferentes sentimentos: passivos como de opressões malignas.

4.      Mostrar simpatia.
Demonstrar que o trabalho que está fazendo não é simples obrigação, mas é desenvolvido com amor, dedicação e alegria.

5.      Mostrar um aspecto agradável.
Aspecto exterior: roupa, cabelo, sapatos, higiene, dentes, a importância do uniforme.
Aspecto interior: paz, serenidade e simplicidade.

6.      Mostrar uma personalidade agradável.
Demonstrar um caráter Cristão, consciente de suas responsabilidades.

7.      Ser cortês-gentil.
Demonstrar educação, polidez, ser afável no tratamento com as pessoas, especialmente com os visitantes.

8.      Usar de tato.
Usar suas habilidades para convencer as pessoas a voltarem outras vezes.

9.      Fazer com que as pessoas sintam-se bem.
E que foi observada e que alguém quer que ela volte.

10. Ser insistente.
Mas com sabedoria e evitar toda a impressão de fanatismo, dando assim uma impressão correta da Igreja.

11. Lembrar sempre.
Que o bem estar do povo depende de quem serve por isso servir com alegria e satisfação.

12. Saber que faz parte do culto.
Que toda sabedoria, prudência, reverência e respeito, são primeiramente observados nos oficiais, que o povo seguirá ou fará o que nos observar que trabalham ou servem na Igreja.

13. Providenciar o necessário
Para o bomandamento do culto sem ser preciso a intervenção dos pastores.

14. Observar as curas
Visitas, testemunhos e conversões e fazer a contagem das pessoas durante os cultos.

15. A qualquer movimento da Igreja
Como crianças chorando, correndo, assim como pessoas chupando balas ou lendo revistas, chamar a atenção ou então avisar os pastores no Púlpito no caso de não ser atendido quando for chamada a atenção.

16. Observar
O movimento aos banheiros tanto feminino como masculino para que não haja prejuízos para a Igreja, como também ajuntamento de pessoas nos mesmos.

17. Saber que desde que esteja na Igreja também é responsável
Pelo bom andamento do culto, não deixando a responsabilidades somente com os que estão escalados.

18. Sempre estar usando uniforme e também com o crachá.

19. Chegar ao mínimo trinta minutos adiantado do horário do culto para a verificação do templo se está tudo em ordem para o culto.

20. Na distribuição
Da ceia com todo o respeito e reverência. Observar se todos os aptos para a ceia foram servidos.

21. Estar sempre uniformizado
Todas as vezes que estiver na escala. É requerido dos Diáconos e Diaconisas o uniforme para o trabalho o mais breve possível.

22. Toda reclamação
A respeito da escala ou qualquer assunto com referência ao Diaconato deve ser feita ao Diretor, pessoalmente pela própria pessoa.

23. Os Diáconos devem estar cientes que suas responsabilidades como servos de Deus, não se prendem apenas no trabalho reconhecido como servos de Deus, por isso é importante zelar do testemunho e vida espiritual para não ser envergonhado pelo diabo diante das pessoas, diante de si mesmo e de Deus. O poder do servo de Deus não está nas palavras que diz, mas na vida consagrada que vive.

24. Os Diáconos e Diaconisas devem estar atentos com suas responsabilidades, na Igreja do Senhor, exemplo: lixo nos banheiros, água no bebedouro, manter os vidros abertos para a ventilação do ambiente, ficar atentos para não se encontrar encostado nas paredes e portas, não ficar conversando durante o culto, verificar atentamente as toalhas de mesa e cortinas da Igreja se haver necessidade avisar o diretor do diaconato e levá-la para serem lavadas e passadas, o mesmo com os aventais de batismo, em dias de ceia lavar e enxugar os cálices, em dias de casamento todos os Diáconos e Diaconisas são responsáveis pela ordem da cerimônia matrimonia.

Lembre-se que ser Diácono e Diaconisa não é um cargo,
Mas, um ministério a serviço do Rei Jesus.

Requisitos Bíblicos para Diáconos

O que significa a palavra Diácono?

No grego é servo, assistente, e isto não nos priva de pregar o Evangelho em público, pois dois deles que foram escolhidos para serem diáconos foram pregadores e evangelistas. São eles Estevão e Felipe.
Os requisitos para ser diácono (1 Timóteo 3.8):

1.      Ser Honesto (honrado), casto, que quer dizer que observa a castidade, reto no proceder.

2.      Não de língua dobre, isto é, não ser fingido, não ser traiçoeiro, que ilude as duas partes.

3.      Não dado a muito vinho. O vinho é bebida alcoólica Pv 20.1.

4.      Não cobiçosos, isto é, cheio de cobiças, pois isto levanta contendas.

5.      Não torpe, vergonhosos, obsceno e indecente.

6.      Não gananciosos, ganho ilícito, muito juros.

1 Timóteo 3.9 - "guardando o ministério da fé”; sete vocábulos nas escrituras nunca significa somente uma coisa estranha, mas um segredo revelado ou Cl 1.26-27.
1 Timóteo 3.10 diz: "E também estes primeiros provados depois sirvam..." Provados é: que tenham demonstrado experiência na obra. Por exemplo: na oração, não ser tímido, mas cheio do poder de Deus.

7.      Irrepreensível: que não dão lugar a repreensão ou a censura.

1 Timóteo 3.12 "Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, isto é, no tempo da lei os homens possuíam mais de uma mulher, por esse motivo o apóstolo Paulo deu esta advertência. “... e governa bem seus filhos e suas próprias casas”. 1 Timóteo 3.12b. Governar é dirigir, administrar, reger, conduzir com autoridade, ordenar. Governar os filhos: trazê-los sob sua sujeição, isto é,  quebrar a vontade dos filhos, principalmente enquanto menores" não  ser durão e sim ter autoridade, amá-los. Ef 6.4.
1 Timóteo 3.13 "Porque os que servirem bem como diáconos adquirirão para si uma boa posição”... Posição: lugar de destaque, classe, lugar que não são todos que possuem. “E muita confiança na fé que há em Cristo Jesus”. 1 Tm. 3.13b.

8.      Muita confiança: significa crédito, isto é, confiança na fé que há em Cristo Jesus (pessoas desesperadas que nos procuram para orar por eles). Paulo, o apóstolo, aplicou nos seus ensinamentos à mesma base dos primeiros apóstolos, At 6.1-7.
Estevão sendo Diácono, não estava impedido de pregar o Evangelho. Nós também devemos ter esta fé e poder. Ninguém nos obriga a pregar o Evangelho, mas se sentimos desejo de pregar o Evangelho, sendo Diáconos nada impede, porque Felipe pregou também, At 8.29-35.

Devemos ser humildes e simples, Mt 11.29; Rm 16.19. Devemos pensar sempre que fomos chamados para servir, e não ser servidos, servir a Jesus, João 12.25-26. O perigo de servir o homem, 1 Co 3.4-5.

Os mesmos requisitos que se exige dos Diáconos é exigido também dos Pastores 1 Tm 3.1-7. Agora para as Diaconisas: 1 Tm 3.11 "da mesma sorte as mulheres sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo". Honestas: honradas, retas no seu proceder, não maldizentes: que costumam dizer mal dos outros; sóbrias: são mulheres que se caracterizam pela exclusão do luxo, dos excessos de ornamentos 1 Ts 5.6-8 -  fiéis em tudo: que cumpre aquilo que se obrigou. Servindo assim, somos guardados pelo Senhor, SL 31.23-24.

Temos que ser o exemplo dos fiéis. 1 Tim 4.12b nos diz: "mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra...", quer dizer ter bons conhecimentos da Palavra de Deus e com nossas próprias palavras SL 19.14 e SL. 4.6.

... No trato... Nosso modo de proceder com os outros Tg 3.13.
... Na caridade... Este é o Dom do amor, é ter afeição profunda, afeto, compaixão Rm 12.9-10.
... No espírito... Isto é, fervoroso no Espírito Rm 12.11.
... Na fé... Isto é, na fé em Cristo Jesus. Porque sem fé é impossível agradar a Deus  Hb 11.6. Exemplos de mulheres que serviram o Senhor como Diaconisas Rm 16.1,3, 12.

        Obrigações do Diácono

01. Não faltar nos cultos, a menos que haja um motivo de força maior.

02. Ser aluno da Escola Bíblica Dominical, obrigatoriamente, livre somente por causa de trabalho ou de força maior.

03.Não faltar às reuniões de ceia e não se atrasar, pois temos que ser fiéis aos horários determinados.

04. Ser conhecedor, pelo menos basicamente da doutrina da Igreja do Evangelho Quadrangular  e das suas origens. (At 2.42).


05. Não faltar à escala, ou quando necessário, avisar antecipadamente para que seja colocada outra pessoa em seu lugar ou fazer troca de dia.

06. Ser fiel a direção da Igreja, não fazendo comentários negativos fora da Igreja às pessoas não cristãs ou de outra  Igreja.

07. Não fazer uso de vícios, qualquer que seja, mesmo que esteja fora do alcance dos irmãos e dos pastores.

08. Ser dizimista e participar dos trabalhos da Igreja.

09. Não promover discórdias entre irmãos e falso testemunho com murmurações a respeito de irmão de ministério.

Ser pacificador, ordeiro, responsável pelos atos, fiel a Deus e aos homens, com toda simplicidade de uma vida transformada, ser zelador do seu ministério.

A PALAVRA DIÁCONO

D
Fala-nos da Dedicação ao Senhor. Realmente os Diáconos devem esforçar-se num devotamento crescente a Jesus, numa devoção ao Mestre numa consagração aos menos favorecidos na vida.


I
O i fala-nos de Ideal. E o ideal do Diácono é ajudar aos pobres e tudo fazer para minorar o sofrimento dos que padecem e choram.


Á
Lembra-nos o dever da Assistência, de proteção e socorro que os Diáconos prestam desinteressadamente aos órfãos, viúvas e necessitados.


C
Já esta letra C faz-nos pensar em Cooperação, trabalho em comum, espírito de unidade para objetivos santos e louváveis.


O
Através desta letra vem-nos á mente o vocábulo Oração. Os Diáconos devem ser crentes de muita Oração. A piedade deve ser uma característica continua. Suas orações não são apenas de súplicas e intercessões constantes em favor dos corações sofredores, mas também de orações de gratidão e louvor ao Pai celeste, na manifestação do seu amor, bondade e benefício.


N
Esta letra sugere-nos as Necessidades múltiplas da alma humana, necessidades que só poderão ser satisfeitas por Jesus. Mas necessidades que devem ser vistas e observadas ternamente pelos abrigados DIÁCONOS de nossas Igrejas.


O
Surge novamente a letra O. A palavra Ordem flui naturalmente. Os Diáconos cuidam da boa ordem no culto e em outras atividades  eclesiásticas. Mostram-se zelosos, cheio de cuidado para que tudo se faça com decência e ordem. E a ordem, como diz o lema da nossa bandeira, traz o progresso, a paz, a harmonia, a concórdia.

Você sabe o que quer dizer Diácono?

Quer dizer servo, assistente, servente,
Quer dizer responsabilidade,
Quer dizer compromisso,
Quer dizer amor,
Quer dizer gratidão pela salvação,
Quer dizer pronto a obedecer,
Quer dizer fidelidade,
Quer dizer pronto a ouvir as ordens do Rei Jesus,
Quer dizer ao inteiro dispor do mestre Jesus,
Quer dizer enviado,
Quer dizer Ministro.
SER DIÁCONO É MUITO MAIS DO QUE TUDO ISTO, É SER FELIZ NA PRESENÇA DE DEUS. 1 Coríntios 3.5-6
Afinal de contas, quem é Paulo ou quem é Apolo, senão ministros quais crestes, e isto conforme o que o Senhor deu a cada um? Eu plantei, Apolo regou, mas Deus deu o crescimento.

Áreas do trabalho Diaconal

No início foram escolhidos, para um trabalho de assistência social com as viúvas e pessoas necessitadas, mas eles foram além destes serviços interno e se destacaram em todo o trabalho da Igreja, como Felipe e outros.
Vejamos algumas áreas que os Diáconos se destacaram na Igreja primitiva, e que hoje também os Diáconos devem exercer com o poder do Espírito Santo e sabedoria.

1º- Pregação da Palavra de Deus- At 6.8

2º- Oração pelos enfermos- Mc 16.18

3º- Visitação nos lares- Mc 1.29-31

4º- Cuidar do patrimônio- Mc 11.16

5º- Manter a ordem no culto- 1 Co 14.40

6º- Evangelizar- At 8.5,6

7º- Ministrar aulas- 2 Tm 2.15

A IMPORTÂNCIA DO EQUILÍBRIO

1.      Com a esposa: respeito, proteção, carinho, atenção, fidelidade, Os 2.19-20.

2.      Com o marido: respeito, atenção, submissão, sabedoria, Os 2.19-20; Ef 5.22.

3.      Com os filhos: companheiro, amigo, firmeza, amor, Ef 6.4, At 21.8-9.

4.      Com a casa: zelo, cuidado, limpa, arrumada, Tt 2.8.

5.      Com vida financeira: Fp 4.19, Sl 37.18-19, 112:1-9.

6.      Com os vizinhos: respeito, educação, pronto para servir, At 6.3.

7.      Com o emprego: compreensão, justiça, retidão, Ef. 6:9.

8.      Com o patrão: diligência, atenção, obediência, Ef 6.5-7.

9.      Com missões: voluntariedade, mordomia, dedicação, 2 Co 8.1-10.

10. Consigo mesmo: vigilância, temor, consagração; Sl 10.18, Tt 2.8, Cl 3.16, At 6.5-6.


LEMBRE-SE:

A VIDA  DIÁCONAL PRECISA SER UMA VIDA DE TESTEMUNHO TRANSPARENTE A TODOS, SEJA NA FAMÍLIA, NA IGREJA, NO TRABALHO, COM ESTRANHOS, ONDE ESTIVER QUE SEJA UMA LUZ BRILHANTE, CLARA E LIMPA PARA A GLÓRIA DE DEUS E BENÇÃO PARA A:
 IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR

 “PORQUE O QUE SERVIREM BEM COMO DIÁCONO,
 ADQUIRIRÃO PARA S UMA BOA POSIÇÃO, E MUITA CONFIANÇA

NA FÉ QUE HÁ EM CRISTO JESUS”. 1 Tm 3.13

MusicPlaylistView Profile
Create a playlist at MixPod.com ..................................................................................... ....................................................................................

Nenhum comentário: